Mensagem de erro

Notice: Undefined offset: 1 em counter_get_browser() (linha 70 de /home/wwwesphc/public_html/sites/all/modules/counter/counter.lib.inc).

Projetos eTwinning no Agrupamento de Escolas de Vila Viçosa

A direção do Agrupamento de Escolas de Vila Viçosa está convicta de que a partilha de práticas pedagógicas diferenciadas e o trabalho colaborativo, dentro e fora da sala de aula, são um excelente meio para promover o crescimento pessoal, social e educativo dos alunos e dos docentes.

A direção incentiva e motiva, também, o corpo docente para a participação em projetos escolares regionais, nacionais e internacionais. Espera, com esta dinâmica, desenvolver competências linguísticas, nomeadamente no Inglês, e competências digitais, diversas e fundamentais no século XXI.

Pretende que a relação entre professores e alunos ultrapasse as paredes da sala de aula e que as aprendizagens adquiridas através deste tipo de projetos tenham, verdadeiramente, impacto quer na construção de conhecimento, quer no desenvolvimento de um sentimento de cidadania europeia, visível dentro da escola.

A direção compreende que a cooperação entre professores de diferentes áreas promove a interdisciplinaridade e que esta resulta na construção de projetos com temas tão distintos quanto inovadores. Assume, também, o forte empenho em que os pais dos alunos e a comunidade acompanhem e tomem conhecimento das atividades que se realizam no âmbito dos projetos etwinning, envolvendo-os na divulgação e disseminação dos mesmos.

Salvaguarda-se que todos os alunos envolvidos têm autorização dos encarregados de educação para a participação nas atividades e para verem divulgados sons e imagens captadas.

 

My School – My Life

Público Alvo: Alunos do Centro de Apoio à Aprendizagem

Professores envolvidos: Professores do Centro de Apoio à Aprendizagem e Professora Fátima Garcia, de Informática.

Duração: O projeto terá a duração de um ano letivo (2018/2019).

Países Envolvidos: Portugal, Ucrânia, Moldávia, Geórgia, Ilha de Reunião, Turquia, Croácia.

Sinopse:

Como todos sabemos não há escola sem alunos, professores, pais e todos os agentes educativos ou comunitários. Cada escola tem na sua identidade um passado, para o qual contribuíram a sua história, os seus eventos, as suas conquistas e os seus projetos.

Por isso, este é um projeto que pretende dar a conhecer as diferentes escolas através da amizade.

Pretendemos desenvolver, nos alunos, habilidades comunicativas, nomeadamente no Inglês, língua oficial do projeto, criatividade, trabalho colaborativo, autonomia na pesquisa de informação, competências tecnológicas e sociais.

Neste âmbito este projeto irá desenvolver atividades em diferentes áreas, correspondendo a um cronograma estabelecido: (1)História da escola; (2)Notícias da escola; (3)Festas Escolares; (4)Talentos da Escola; (5)Segurança escolar; (6)Eventos escolares comuns; (7)Pen Pals, troca de cartão e assim por diante. 

Para o desenvolvimento das atividades descritas, os alunos serão desafiados a utilizar ferramentas Web2.0, o Google e o YouTube, o Padlet, o FaceBook, Apresentações, para comunicar, partilhar experiências, mostrar o resultado dos trabalhos realizados e avaliar, no final, o projeto.

 

Watching and Caring our Cultural and Natural Heritage

Público Alvo: Alunos do 9.º C

Professores envolvidos: Professor Ricardo Paredes e Catarina Passarudo

Duração: O projeto terá a duração de um ano letivo (2018/2019).

Países Envolvidos: Portugal, Roménia, Turquia.

Sinopse:

Os principais objetivos do projeto são moldar a consciência ecológica dos estudantes, reforçando o seu sentido de responsabilidade pelo nosso património cultural e natural, encorajando-os a cuidar do ambiente natural a nível local e, se possível, à escala europeia. Envolve viagens de campo para observação e coleta de dados, por forma a obter informações para criar itinerários ambientais e culturais, que estarão disponíveis sob a forma de e-book e também na página web do projeto e da escola.

Outro objetivo do projeto é conhecer o património cultural dos países participantes, fazer novos amigos, aprender sobre sua música, costumes, arte, literatura, etc..

Pretende-se que os alunos desenvolvam habilidades essenciais como a comunicação (usando uma língua viva), uso das TIC, auto-apresentação, pensamento criativo e inovador, atitude responsável e confiável no trabalho em equipa, troca de experiências, organização e gestão do tempo.

Este projeto pretende ainda incentivar e sensibilizar para a cidadania europeia, para a compreensão dos aspetos científicos, sociais e culturais da relação entre o homem e a natureza.

No final do projeto os alunos devem conseguir planear e executar trabalhos ou projetos que exijam a participação de diversas áreas tradicionalmente mantidas isoladas.

 

How well do you know your country

Público Alvo: Alunos do 10.º F e alunos do Centro de Apoio à Aprendizagem

Professores envolvidos: Professor José Padilha, Professora Fátima Garcia, Professores do Centro de Apoio à Aprendizagem

Duração: O projeto terá a duração de um ano (março de 2019 a março de 2020).

Países Envolvidos: Portugal, França, Croácia.

Sinopse:

Este projeto visa a pesquisa na Internet para obter informações confiáveis e seguras sobre o próprio país e o país dos parceiros. Pretende-se que cada parceiro desenvolva atividades e pesquisas sobre temas relacionados com os diferentes países (património, gastronomia, geografia, ...). Ao contrário da maioria dos projetos em que cada país apresenta o seu, neste serão os parceiros a apresentar os outros países, criando questionários para aferir quão bem cada um conhece o seu próprio país. Esta certificação de conhecimento será feita através de competições online e ao vivo (sempre que possível) em formato de concurso.

Os alunos aprenderão a criar apresentações on-line usando vários aplicativos, como Padlet, Spark.adobe e Jigsawplanet. É nosso objetivo que desenvolvam habilidades de comunicação usando o inglês, especialmente durante eventos ao vivo.

Esperamos compartilhar os resultados e os questionários na página das escolas e na página da escola do Facebook, se existir. É nosso objetivo que o resultado seja testado, também, noutras turmas, com outros alunos, usando, por exemplo, o Kahoot.

O projeto será desenvolvido no Twinspace. Se os resultados atingirem os objetivos, podemos compartilhá-lo noutros grupos para que outros professores possam usá-lo.